quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Um tempo para refletir sobre livros e política

Romancista John Grisham fala de seu retorno à Ford County em 'Sycamore Row " e sobre sua passagem desagradável na política

Irene Lacher, Los Angeles Times
Tradução livre

John Grisham na sede da editora Doubleday, em Nova York. (Carolyn Cole / Los Angeles Times)

John Grisham é o autor de maior sucesso do mundo dos thrillers legais (e um romance sobre o beisebol,"Calico Joe", lançado ano passado), com vendas de mais de 275 milhões de cópias. Ele conversou por telefone de seu escritório em Charlottesville, Virgínia, sobre "Sycamore Row", seu mais recente romance onde retorna a Clanton, Mississipi, local de seu livro mais popular, "Tempo de Matar", mais tarde transformado em um filme e em uma peça de teatro que recentemente saiu de cartaz na Broadway.

O que fez você decidir voltar para uma cidade pequena de Clanton, com o advogado Jake Brigance quase 30 anos depois de "Tempo de matar"?
Ao longo dos anos, se as pessoas chegam perto o suficiente para dar uma opinião sobre os livros, eles provavelmente vão dizer: "O primeiro é o meu favorito. Quando é que você vai voltar para Ford County?" Eu sempre pensei em uma outra história com Jake e o elenco de personagens. Eu não queria um outro julgamento por assassinato racista.

Seria inspirado por eventos reais?
Não. Quase toda grande fortuna da família no país foi disputada em algum nível, após a morte da pessoa que fez o dinheiro. E eles são lutas realmente suculentas porque é família contra família. Eu sempre gostei dessas histórias, tristes como eles são, mas não é um caso que inspirou este livro.

Tanto "Sycamore Row" como "Tempo de Matar" lidam com política racial no Mississipi. À luz da nova lei de identificação dos eleitores do Estado, ouve progresso na legislação?

Tem havido um grande progresso. Mississippi tem mais cargos negros do que qualquer outro Estado. Tem também uma população negra muito maior. Isso é um enorme progresso. Hoje em dia existem cerca de 40 membros da bancada negra, o dobro dos números quando estava na política, o que é um enorme progresso. Assim, a Lei dos Direitos de Voto foi crucial por lá, porque durante décadas uma grande quantidade de pessoas brancas tinham decretado todos esses vários esquemas para suprimir recenseamento eleitoral.

Falando de seu tempo como representante do Estado na década de 80, por que você saiu da política?

Bem, realmente não era nada divertido. Eu não gostava de ter que responder aos eleitores. Eu não gosto da ideia de que alguém te parar na rua e encher seu ouvido por 30 minutos só porque votou em você. Quando você é um político, nenhum lugar é bom para se estar.

Você sempre ouve sobre os eleitores odiar os políticos , mas não o inverso.

Se você é um político, você se esquiva o tempo todo. O telefone toca toda hora, fazem acampamento e todo mundo quer alguma coisa. Eles querem seu filho fora da cadeia, eles querem taxas fixas, uma longa lista de coisas, mas principalmente eles querem empregos e os empregos não estão lá. E eles ficam com raiva de você, porque você não pode empregá-los. Então, eu não apreciava isso.

Como você achou que a versão para o teatro  de "Tempo de matar" compara-se ao filme?

Sem comparação. A história central é o mesma, mas você simplesmente não pode comparar os dois, porque com um filme que você pode ir em qualquer lugar e tem alguma cena que você pode imaginar, enquanto no teatro você está realmente confinado a um espaço pequeno. Você perde muitos personagens no palco. É um processo natural.

Você deve ser extremamente disciplinado para escrever pelo menos um e, muitas vezes dois livros por ano, a cada ano desde 91. Você tem um cronograma para escrever?

Sou muito disciplinado. Meu objetivo a cada ano é começar a escrever em 1 de janeiro e terminar em 1 de julho. Eu tenho três ou quatro ideias para meu próximo livro e agora estou pensando. 01 de janeiro é a data kickoff e eu escrevo cinco dias por semana, durante três ou quatro horas todas as manhãs, raramente falto. Tenho o meu esquema, então eu sei o que a cena final vai ser antes de eu começar. Quando você sabe muito sobre a sua história é realmente difícil de se perder. O que sei é que vamos publicar um novo livro no final de outubro do próximo ano.

Eu li o seu artigo recente no jornal sobre como alguns de seus livros foram proibidos em Guantánamo . Você sabe por que isso aconteceu?

Eu não sei o porquê. A repórter do Wall Street Journal descobriu a história e começou a cavar, e quanto mais ela cavou, mas lixo encontrou. Quando tudo foi dito e feito, as autoridades disseram que houve algum engano. Livros de Grisham não são proibidos. Eles tentaram agir como se fosse um erro de escrita. Assim, os livros já estão disponíveis. Na verdade, eu recebi um email esta manhã de um cara jovem argelino que ficou 12 anos lá e leu todos os livros, ele saiu mês passado e já está na Argélia. Ele gostava dos livros até que eles foram proibidos.

Por que você entrou na ficção jovem, com a série "Theodore Boone: Kid Lawyer"?

Minha filha é professora e cerca de três anos atrás, foi o seu primeiro ano de ensino, e ela estava enfatizando a leitura. Ela fez um comentário ocasional sobre o jantar uma noite sobre o fato de que ela não poderia encontrar um bom suspense para seus alunos. Ela disse: "Pai, você pode escrever suspense para as crianças?" Por isso, tornou-se um projeto de família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário