terça-feira, 9 de março de 2010

O Testamento


Editora: Rocco
Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
ISBN: 85-325-1027-2
Páginas: 440
Ano de Lançamento: 1999

O que você faria se fosse herdeiro de onze bilhões de dólares? Uma boa pergunta que tem uma eletrizante resposta em O testamento, o novo romance de John Grisham. O autor desenvolve a história da família Phelan - do patriarca, Troy Phelan, a seus estranhos herdeiros. Depois de escrever seu último testamento, o bilionário se suicida, iniciando uma batalha onde não faltam alcatéias de advogados, repórteres peçonhentos e uma família destroçada pela ambição e pelo dinheiro.

No centro da trama está Nate O'Riley, advogado, alcoólatra, que tem de mergulhar em outra selva, o Pantanal Mato-grossense, e encontrar o verdadeiro destino da fortuna de Troy Phelan. Contrapondo genialmente os canyons de concreto das grandes cidades aos alagados do rio Paraguai, John Grisham nos leva a dois mundos diferentes, cada qual com seus perigos e belezas. Mais do que uma história feita de artimanhas jurídicas e bizarros personagens, O testamento é uma trajetória de um homem em busca de valores mais permanentes do que a embriaguez do poder.

John Grisham escreveu este romance após uma longa estada no Pantanal Mato-grossense, quando esteve em contato com missionários religiosos americanos e com a vida selvagem daquela região. "Espero não ter descrito o Pantanal como um enorme pântano repleto de perigos. Não é. É uma preciosidade ecológica que atrai muitos turistas e todos sobrevivem", escreveu Grisham. Além dos incríveis panoramas da vida natural que desenha em seu livro, o escritor retrata, com muito humor, aspectos típicos da vida do brasileiro. No capítulo 38, por exemplo, ele explica o que é o despachante: "É parte essencial da vida no Brasil. É o homem que facilita tudo. Num país onde a burocracia é antiquada e lenta, o despachante é o homem que conhece os funcionários da prefeitura, dos tribunais, os agentes da alfândega". O Brasil também esteve presente em outros de seus livros, como O sócio, no qual um americano tenta fugir de seus perseguidores em Ponta Porã.

O Testamento - direitos para o filme foram adquiridos pela 821 Entertainment. Previsão de lançamento em 2012

2 comentários:

  1. Guilherme Sampaio26 de abril de 2010 14:13

    Com certeza este foi o melhor livro que li dele, recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Falta poucas paginas para acabar e ja estou com saudades dos personages, que faz parte da minha vida, pois assim como Nate tambem estou em tratamento, que todos os Nates do mundo fiquem em PAZ, livro nota 1.000.000.000.000.000.000.000

    ResponderExcluir