sábado, 27 de março de 2010

O Inocente


Editora: Rocco
Tradução: Pinheiro de Lemos
ISBN: 85-325-2122-3
Páginas: 384
Ano de lançamento: 2006

John Grisham folheava o jornal quando se deparou com um título inusitado no obituário: Ronald Williamson, Libertado do Corredor da Morte, Morre aos 51 anos. Depois de ler o artigo por duas vezes, pensou que nem em seu momento mais criativo poderia conceber uma história tão rica. Começava ali uma longa jornada de pesquisas, entrevistas e viagens que resultariam em seu primeiro livro de não-ficção: O inocente, lançado agora no Brasil pela Editora Rocco e primeiro colocado no ranking dos mais vendidos do The New York Times.

Em 1971, Ron Williamson era o melhor jogador de beisebol de Oklahoma. Com personalidade forte e um talento inato para os esportes, Williamson estava em ascensão. Ao mesmo tempo que ganhava notoriedade por belas jogadas, ficava famoso por beber demais, usar drogas e envolver-se com muitas mulheres. O comportamento, junto com um braço lesionado, acabou lhe custando a carreira. Quando voltou para a cidade natal, Ada, em 1977, Williamson havia perdido tudo.

Da vida glamourosa, restavam apenas as bebedeiras, que acentuavam o comportamento maníaco-depressivo do ex-jogador. Ele não conseguia conviver com as pessoas, não parava nos empregos e não suportava morar por mais de três meses no mesmo lugar. Ele procurou ajuda mas, depois de algumas semanas, costumava abandonar os remédios e retornar à vida de bebidas, drogas, mulheres e problemas com a lei. Acusado de estupro por duas vezes, Williamsom tinha uma ficha na polícia preenchida por vários outros pequenos delitos.

Esse círculo vicioso foi interrompido em 1982, quando um assassinato ocorreu em Ada. A garçonete Debbie Carter foi encontrada morta. Três meses mais tarde, por razões que nem a própria polícia podia confirmar, Ron Williamson e seu amigo Dennis Fritz haviam se tornado os principais suspeitos do crime. A prisão ocorreu anos depois e um julgamento equivocado, com testemunhas que não tinham nada a dizer e delatores de dentro da própria cadeia, levou Williamson ao Corredor da Morte. Fritz foi condenado à prisão perpétua.

Enquanto eram realizadas as investigações do caso Debbie Carter, Ada sofreu mais um grande trauma. Outra jovem, a estudante Denice Haraway, de 24 anos, havia desaparecido. A polícia mostrou-se ainda mais "eficiente" nas investigações. Pouco mais de um ano após o desaparecimento de Denice, novamente com a ajuda de delatores e com a produção de dois depoimentos arrancados à força dos suspeitos, o tribunal de Ada mandava mais dois homens para o Corredor da Morte.

O Inocente - O ator George Clooney adquiriu os direitos do título - para a criação de um filme - através de sua produtora Smoke House. Previsão de lançamento em 2011


Um comentário:

  1. Gente esse livro é uma coisa de louco, me fez repensar muito sobre a pena de morte e as injustiças que correm soltas por aí.
    O primeiro livro de não ficção do John Grisham e uma história fantástica.
    Recomendo!!!
    Bjks

    Drica

    ResponderExcluir